domingo, 20 de dezembro de 2009

Tecnologias na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade 4 – Atividade 5
Formador: Francisco Edvaldo de Souza Figueiredo
Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursistas: Antônia Bezerra Filgueiras
Marilene Araújo Lima
Tânia Maria Oliveira Medeiros

Ao iniciar um processo de aprendizagem vários fatores são considerados importantes, como a participação efetiva do professor na sala de aula, mas como é ser efetivo na prática docente? Pergunta que permeia nossas relações nesse processo, para responder de acordo com a pedagogia diria que, trabalhar com projetos pedagógicos é uma forma eficaz num momento onde os avanços tecnológicos são evidentes por todos. Cabe ao professor sugerir ideias, negociar situações e suas intenções no momento certo. Também deve ser enfatizado a problemática que permeia o cotidiano do aluno, para conhecer melhor como é sua vida fora e dentro da escola, saber conduzir todo esse processo muitas vezes o professor não consegue, porque sabemos que isso muitas vezes não ocorre por algum motivo. Incorporar essa prática de projetos de forma interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas para não deixar que outras categorias do conhecimento fique de fora, é preciso cuidado, pois na elaboração do projeto, o professor elabora de forma a proporcionar ferramentas para que o aluno crie o seu próprio projeto, nessa linha de pensamento acreditamos que o aluno possa ser conduzido a pesquisas com uso de computadores, jornais, vídeos educativos, celulares etc., dessa forma o professor está usando as tecnologias que ele conhece e se não conhece deve se preparar para os novos caminhos que são abertos a nova evolução dos saberes.
Para a escola é importante fazer um currículo voltado às novas TICs, elaborar projetos nessa área de conhecimento tão incrível que mantém os alunos ligados ao mundo virtual. Um dos grandes desafios da educação é estimular a escola e a sociedade das mudanças eminentes que vem acontecendo no mundo e que essas mesmas devem ser encaradas pelos educadores como um fator de transformação para cada um de nós professores. Trazer o cinema de forma criativa para escola, câmeras digitais, celulares, mp3 e muitos outros recursos como editores de texto, de vídeo, enfim, que uma gama de recursos que circulam pela nossa vida entre no currículo escolar e faça a diferença nas aulas, porque nossos alunos não querem aulas com quadro e giz, ou seja, aquelas mesmices de sempre, eles querem algo mais.
Por que será que é mais divertido ir a Lan House do que ir pra escola? É tão notável que eles leem no computador, mas não leem na escola, sabe por quê? A escola não vem usando esses tipos de tecnologia como computador, Ipod, música, blogs e outros. Nossos alunos querem uma escola diferente, mas para isso todos nós devemos olhar a frente e perceber que temos muito a nos preparar para avançar na educação. Lidar com as diferenças é outro desafio na educação, também deve ser olhado por nós com todo carinho possível.

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