quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tecnologias na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade 3 – Atividade 3.3
Formador: Francisco Edvaldo de Souza Figueiredo
Planejando uma atividade com mídias digitais


Tema:
Desmatamento na Amazônia

Conteúdo:
Língua Portuguesa

Professoras responsáveis:
Antônia Bezerra Filgueiras
Marilene Araújo Lima
Tânia Maria Oliveira Medeiros


Justificativa:

Devido à floresta Amazônica ser a maior do mundo e representar 33% de toda floresta tropical do planeta, com o aumento do aquecimento global no mundo inteiro, as florestas são uma forma de amenizar o clima do planeta, sem elas não teremos futuramente um planeta cheio de vida, mas sim de grandes desastres ecológicos. A comercialização de madeiras, queimadas, o efeito estufa que provoca a perca do ecossistema prejudicando muitas espécies de animais, tudo isso pode provocar danos irremediáveis a natureza.

Objetivos:

Conscientizar os alunos de que o desmatamento na Amazônia precisa diminuir para que no futuro não haja efeitos trágicos na natureza.

Utilizar as seguintes mídias digitais:

Vídeo;
Internet (web aula);

Desenvolvimento:

1ª etapa – Debate sobre o tema obtendo dos alunos seus conhecimentos prévios sobre o assunto o desmatamento: o que sabem sobre? O que eles acreditam que pode causar a natureza nos próximos anos se não houver uma maneira para salvar a floresta? Provocar atividades em grupo com uso de revistas que comentam o desmatamento; (conversa do professor com os alunos)
2ª etapa – Pesquisa na internet no sitio da revista Veja sobre o tema preservação ou progresso, breve leitura realizada pelos alunos e outros links para que os alunos possam obter mais conhecimento sobre o tema;

3ª etapa – Proposta de escrita trabalhando o gênero artigo de opinião (desdobramento das pesquisas realizadas pelos alunos em escrita)

4ª etapa – Os alunos encaminham os textos produzidos por email para professora corrigir;

5ª etapa – Devolução dos textos corrigidos para os alunos, e, então, é feito um breve questionamento para os alunos e os mesmos farão a leitura para os colegas.


Recursos:

www. youtube.com.br,
http://www.tudoemfoco.com.br/desmatamento-da-amazonia-causas-solucoes-para-desmatamento.html,
http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=79104&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185;
http://veja.abril.com.br/40anos/ambiente/conteudo-proposta-leis ambientais.shtml?54024319

Avaliação:

A participação em todas as etapas da aula e dado uma nota ao aluno. e também os melhores textos – artigos escritos serão publicados no blog da escola com fotos e nomes dos alunos escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário