quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Módulo 03 -Tecnologias na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC

Unidade 3 – Atividade 3.5
Formador: Francisco Edvaldo de Souza Figueiredo
Execução e registro da atividade usando mídias digitais.

Tema: Autoria de objetos com hipermídia.
Subtema: Registro da experiência
Cursistas: Antônia Bezerra Filgueiras
Marilene Araújo Lima
Tânia Maria Oliveira Medeiros

Nosso tema: Desmatamento na Amazônia

O desmatamento na Amazônia é um tema que vem sendo bastante discutido nos jornais, telejornais, internet, revistas etc. Com o objetivo de conscientizar os alunos de que o desmatamento na Amazônia precisa diminuir para que no futuro não haja efeitos trágicos na natureza, propomos aos alunos a elaboração de um ‘Artigo de Opinião’ no qual eles pudessem se posicionar a respeito do assunto proposto. Trabalhamos com uma turma do 9º ano, no laboratório de informática e em sala de aula, o tempo decorrido foi de quatro aulas, e utilizamos os seguintes recursos: computadores com o processador de textos como o Word ou similar instalado, vídeo, pesquisa na Web, cópia do texto Preservação ou Progresso e exemplares da revista veja.
Primeiramente, iniciamos a aula com uma conversa informal sobre o tema proposto. Nessa aula, comentamos os principais problemas encontrados e depois abrimos a discussão para que todos pudessem participar; essa discussão foi para levantar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, os alunos assistiram ao vídeo – Chega de desmatamento (http://www.youtube.com.br/) para reforçar os pontos já discutidos por todos. Foram feitas anotações pelos alunos para uma posterior escrita sobre o assunto.
Em seguida, no laboratório de informática, os alunos fizeram pesquisas sobre o desmatamento na Amazônia usando sites (http://www.tudoemfoco.com.br/, http://www.amazonia.org.br/guia) recomendados pela professora e outros escolhidos pelos próprios alunos.
Em sala de aula, num outro momento, os alunos receberam cópias do texto Preservação ou Progresso, e em seguida fizeram leitura e discutiram sobre o mesmo. Logo após, desenvolveram textos sobre o tema Desmatamento da Amazônia. Circulamos em sala de aula e tiramos as possíveis dúvidas sobre como escrever um artigo de opinião, coordenando os trabalhos e deixando que eles colocassem no papel suas opiniões sobre o tema.
E, finalmente, de volta ao laboratório de informática, comentamos com os alunos como foi à escrita, e nesse momento, eles puderam digitar os textos e encaminhar para o email da professora para que a mesma fizesse as correções e devolvesse os artigos para possíveis ajustes.
Terminada essa etapa, passamos para a parte da avaliação. Analisamos se as produções possuíam as marcas do gênero artigo de opinião e se mantiveram a estrutura do gênero proposto. Foram avaliadas também a escrita, ortografia, concordância nominal e verbal, pontuação etc. Isso também pode ser feito no computador, aproveitando as ferramentas do programa para fazer marcações e sugerir outras adequações aos autores da escrita do gênero.
A inserção do uso das mídias (embora poucas) para o desenvolvimento do trabalho foi de fundamental importância, tanto para o quesito pesquisa quanto para a escrita. Os alunos puderam ter acesso a vários textos que relatavam sobre o assunto e puderam observar várias opiniões de autores conhecedores do tema e daí tiraram suas próprias conclusões, podendo então, opinar com mais segurança sobre o tema proposto, o que facilitou na hora de produzirem seus próprios textos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário